quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Praxes Ecológicas

O ano lectivo passado (2009/2010), a Escola Superior de educação de Santarém ESES), decidiu converter-se ás causas ambientalistas. Os caloiros foram, portanto, obrigados a limpar jardins e outras partes da cidade de forma a tornar Santarém uma cidade mais limpa e a acabar com a má fama das praxes, dizem os responsáveis.
Quem quiser ver o vídeos destas praxes ecológicas pode assistir clicando aqui!

Alguém já ouviu falar de Eco-Condução??

Eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa e outros poluentes, contribuindo também para uma maior segurança rodoviária e um maior conforto dos ocupantes.

Aqui ficam 6 dicas para se tornar um Eco-Condutor:

1-Conduza por antecipação - possibilita maior tempo de reacção, evitando tantas travagens e acelerações
2-Conduza a baixas rotações - ao gerir a caixa de velocidades, opte por mudanças mais altas
3-Acelere e desacelere suavemente - evite acelerações e travagens bruscas
4-Evite situações ao ralenti - um veículo gasta cerca de 1 litro de combustível por hora ao ralenti
5-Nas descidas e travagens, mantenha uma mudança engrenada - retire o pé do acelerador, mantendo o carro engatado
6-Saiba analisar os seus consumos


(Para saber mais sobre Eco-Condução clique aqui)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fill Trip to Matacães!

No passado dia 10 de Dezembro, os alunos do 2º ano do curso Técnicos de Recursos Florestais e Ambientais, juntamente com os alunos e Eco-Sign, acompanhados pela professora Catarina Brandão, foram ao bosque de Matacães.
Desta vez ficaram apenas pela visita turística visto que foi a primeira vez que a prof Catarina foi ao bosque.
Mas é claro que os Alunos do 2ºF aproveitaram para recolher sementes para o viveiro!!
A Prof. Catarina gostou tanto do bosque que 6 dias depois da visita, vamos lá voltar, dia 16 deste mês, portanto. Fiquem com as fotos!!


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Portugal é uma das 40 maiores reservas ecológicas do mundo


Portugal reduziu, entre 2005 e 2007, o peso ambiental que representa para o mundo. A pegada ecológica de Portugal consta do relatório Planeta Vivo 2010, da maior organização ambientalista internacional, a World Wildlife Foundation. De acordo com os cálculos, cada habitante de Portugal consome quase quatro hectares e meio para obter aquilo que necessita.

Trinta e cinco baleias mortas em praia da Irlanda

Os biólogos acreditam que são, na maioria, fêmeas e crias e os ambientalistas suspeitam que equipamentos de radar da Marinha possam ter desorientado os animais, fazendo com que encalhassem.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Futuro da Água Depende do Uso Ecológico

Onze peritos em áreas que confluem na análise dos problemas do acesso à água foram convidados pela Fundação Gulbenkian a estabelecer cenários para 2050. Hoje, segunda-feira, tiveram a sua primeira reunião de trabalho em Lisboa e falaram do projecto numa sessão pública.

"Nunca deixaremos de ter água, porque esta é na maioria renovável", lembrou um dos membros do Think Tank Gulbenkian Sobre a Água e o Futuro da Humanidade. Mas Peter Gleick, presidente do Pacific Institute (Califórnia) advertiu logo: "Teremos, isso sim, grandes dificuldades nas reservas de água não-renovável". E estas são sobretudo constituídas pelos aquíferos subterrâneos, de recarga muito lenta e nos quais assenta uma parte significativa do consumo humano (Portugal incluído).
Gleick é de opinião de que em muitos pontos da Terra já foi atingido o limite de exploração. Segundo ele, em relação ao recurso água raras vezes tomamos em conta problemas como a salinização dos aquíferos ou a perda dos eco-sistemas.

"Chegamos a um ponto em que aquilo que retiramos de água como recurso acaba por prejudicar-nos mais ecologicamente do que nos favorece"

O coordenador deste grupo de reflexão considera que "as crises da água resultam mais de uma governância inadequada do que da escassez". Para Luís Veiga da Cunha, que há décadas se dedica ao estudo deste recurso, "com a crise financeira varreu-se para debaixo do tapete as outras componentes que interagem com essa crise". Entre outras, as vertentes sociais e ambientais . Sobre o recurso água, admitiu que no futuro a tendência será para "um agravamento global da situação".

sábado, 4 de dezembro de 2010

Quercus promove desfile de porcos contra as descargas na Ribeira dos Milagres em Leiria



Fartos de esperar por uma solução, os ambientalistas da Quercus organizam um desfile de porcos, amanhã, junto à Ponte da Ribeira dos Milagres, em Leiria. Entre os suínos, a Quercus vai levar um pintado de cor-de-rosa em forma de mealheiro. Pedro Carteiro, da Quercus, defende que é preciso dizer basta e responsabilizar os culpados, incluindo o governo, pela continuada descarga das suiniculturas na Ribeira dos Milagres.

Visita à Mata do Juncal agendada

A próxima visita à mata do Juncal já está agendada para 6ª Feira, dia 10. Desta vez o alunos dos 2º ano, do curso de técnicos de recursos Florestais e Ambientais vão com a professora de Ecologia e Operações Florestais, Catarina Brandão. No entanto, as novidades não acabam aqui. Desta vez, e pela primeira vez, os alunos do Eco Sign (TODOS)vão ao bosque.
(Fotografias só para a semana!)

Quercus divulga lista com as 25 espécies mais ameaçadas em Portugal

Nasa anuncia descoberta de bactéria capaz de viver do arsénico



A NASA fez um anúncio científico que considera revolucionário sobre a possibilidade de uma nova forma de vida. Foi descoberta, na Califórnia, uma bactéria capaz de se desenvolver a partir do arsénio, um poderoso veneno natural. O organismo utiliza o arsénio para substituir o fósforo, um dos seis elementos químicos fundamentais para a vida. O anuncio foi feito na revista Science e hoje confirmado pela NASA. A descoberta abre novos caminhos para a busca de novas formas de vida, tanto no planeta Terra, como fora do planeta.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

E Tu? Já És Membro do Freecycle?

Para quem não sabe o Freecycle é um projecto mundial, no qual existem muitos micro-grupos em Portugal.
Este é um grupo para todas as pessoas que queiram reutilizar ou contribuir para isso, seja com uma cadeira, uma mesa, um candeeiro, ou o que quer que seja. Através de uma conta no yahoo, pode-se encontrar de tudo e dar tudo o que queiramos. Apenas tem uma regra ... tudo tem que ser grátis! Não há qualquer tipo de pagamento e creio que devoluções também não!
Esta organização, sem fins lucrativos, é meramente um grupo de pessoas (muitas) que querem manter os seus bens fora das lixeiras e aterros!

Portanto, se ainda não é um membro do Freecycle, clique aqui, e registe-se.

É pouco provável conseguir limitar aquecimento global a 2ºC




Foi considerado o maior passo da conferência climática de Copenhaga: há um ano, os líderes mundiais acordaram haver evidências científicas suficientes para acreditar que o aquecimento global em curso deve ser limitado a 2ºC até ao final do século. As medidas de mitigação continuaram, ainda assim, a ser opcionais. Ontem a COP16 arrancou em Cancun com a certeza de que no final do encontro, a 10 de Dezembro, não haverá um novo acordo mundial para combater as alterações climáticas. Num artigo publicado online pela Real Sociedade Britânica, especialistas sublinham que o tecto dos dois graus é cada vez mais impossível. 
(The end is comming! It's the apocalypse, dude!)

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vale Jinbian no Parque Florestal de Zhangjiajie

Tao Yuanming, intelectual de prestígio que viveu 2000 anos atrás, é autor da bela composição "Registros do Ribeiro da Flor de Pessegueiro". Nela, ele descreve um pomar de pessegueiros fora do mundo, onde a natureza é delicada e as pessoas levam uma vida tranquila e sem preocupação. O lugar relatado no texto, buscado e admirado pelos chineses ao longo de mil anos, está localizado exatamente em Wulingyuan, cidade de Zhajiajie, na província de Hunan. Hoje, o Eco Sign leva-lo até lá!

O Parque Nacional de Wulingyuan tem 296 quilômetros quadrados de área e é dividido em Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie, Reserva Natural de Tianzishan, e Reserva Natural de Suoxiyu. Os turistas precisariam de meio mês para conhecer o parque inteiro.
"Os macacos desta montanha já estão familiarizados com os homens. Eles não têm medo de nós, muito pelo contrário. São os turistas quem têm medo dos macacos, que costumam roubar a comida deles." 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Desempregados ajudam na limpeza do rio Cavalum

A ministra do Ambiente visitou hoje, em Penafiel, um projecto pioneiro que colocou desempregados a limpar o rio Cavalum. A iniciativa está a ter resultados tão positivos que pode vir a ser alargada.

Portugal e a Permacultura

Começaram a surgir nos últimos tempos, hortas nos mais variados contextos até improvisadas na berma de estradas. No Paúl, na Covilhã, estão a ser criadas hortas ecológicas com técnicas inovadoras. Falamos de permacultura.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

WWF - World Wide Fund for Nature

Todos nós sabemos o que é a WWF e em que campos esta actua. O que talvez não saibamos é como é que esta ONG actua em Portugal e quais são os projectos em que está envolvida. Fica aqui uma breve introdução. 


A WWF intervém em Portugal desde 1995, tendo estado envolvida na constituição do Parque Natural do Vale do Guadiana. Em 2000, lançou a iniciativa “Um Cordão Verde para o Sul de Portugal”, um projecto de referência na área da conservação de ecossistemas prioritários.

Em 2004 deu-se início ao Programa Sobreiro, cujo objectivo é contribuir para a protecção, restauro e gestão das florestas e montados de Sobreiro no Mediterrâneo, combatendo as tendências de degradação destes ecossistemas.
Em 2008, o Programa de Conservação Global da WWF reconheceu o sobreiro como espécie prioritária. Actualmente a WWF Mediterrâneo desenvolve em Portugal o seu Programa de Conservação da Floresta Mediterrânica, dedicando especial atenção ao sobreiro, visando o seu aumento em extensão, diversidade e resiliência.
(Para mais Informação: Clique aqui!!)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

5 Critérios para um Consumo Sustentável de Peixe - Greenpeace



1º - Come menos Peixe - Os oceanos não podem suportar o aumento desenfreado do consumo.
2º - Recusa Peixe Miúdo - Não consumas o peixe miúdo e denuncia a venda à ASAE.
3º - Melhor o de Mais Perto - Pensa no gasto energético que é necessário para o transporte de peixe e no impacto nas populações locais ao tirar os seus recursos de proteínas.
4º - Pesca Selectiva é mais Sustentável - Melhor pescar com anzóis e redes artesanais, do que com redes industriais, com as quais não se pode escolher o peixe que se captura.
5º - A Aquacultura não é solução - Muitas espécies criadas e engordadas em quintas de peixe, necessitam de outros peixes para serem alimentadas. Consome somente espécies herbívoras e mariscos produzidos de forma sustentável.

Estes são os "procedimentos" cedidos pela Greenpeace para um consumo sustentável de Peixe.
(Mais informação em: http://www.greenpeace.org/portugal/ )

"Um Bosque Perto de Si", 1ª Visita - 2010-2011

Na passada 4ª Feira, dia 17 deste mês, a turma do 2º ano de Técnicos de Recursos Florestais e Ambientais, juntamente com a Professora de Silvicultura e Ordenamento Florestal, foram fazer mais uma visita à Mata do Juncal em Matacães, Torres Vedras.
Nós alunos, no âmbito do projecto "Um Bosque Perto de Si" e também com a intenção de recolher algumas sementes de espécies florestais, fomos mais vez visitar este pequeno "tesouro" aqui tão perto de nós.
Embora só tenhamos recolhido as sementes, e feito um mini-inventário florestal,  não tarda iremos voltar e registar toda a vida verde que lá encontrarmos. Talvez para a semana!! Mas para já, ficam aqui as fotos!!

Gases com Efeito de Estufa Alcançaram Níveis Recorde em 2009

Os gases com efeito de estufa alcançaram em 2009 níveis históricos desde a era pré-industrial, apesar da recessão económica dos últimos anos, alertou hoje a Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
A OMM assinala que aumentou na atmosfera a carga de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, os principais gases com efeito de estufa, refere a agência EFE. Esse aumento foi de 27,5 por cento entre 1990 e 2009 e de um por cento entre 2008 e 2009.
"E se não se tivessem tomado medidas para a sua redução à escala internacional, as concentrações teriam sido ainda maiores", assinalou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, citado pela EFE.
 A organização também alerta que o aquecimento da Terra poderá provocar um aumento das emissões de metano nas regiões árticas, o que é motivo de grande preocupação para a OMM.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Zmar recebe certificação Eco-hotel


O Zmar afirma-se como um parque de campismo ecológico que tem vindo a seguir uma politica amiga do ambiente, no âmbito da qual conta com uma ETAR própria, mobiliário urbano em plástico reciclado e painéis de energia solar térmica e fotovoltaica, características que “fazem com que seja possível a atribuição da certificação Eco-Hotel”.

A certificação Eco-hotel, dia 19 deste mês, visa estimular de forma gradual a adopção dos princípios e das práticas de gestão ambiental e de segurança dos hóspedes e colaboradores, proporcionando ganhos significativos ao nível da eficácia, da produtividade, da competitividade e da redução de custos.

"Um Bosque Perto de Si" Sempre vai haver um 2º Round

Os Alunos do 2º anos do curso Técnicos de Recursos Florestais e Ambientais e claro alguns membros do Eco Sign, na próxima 4º Feira, dia 17, vão visitar mais uma vês a Mata do Juncal, desta vez não só para fazerem um breve inventário, mas também para apanharem sementes de espécies florestais autóctones desta região, para mais tarde criarem um mini-viveiro florestal.
4ª Feira vai haver mais noticias sobre o bosque e fotografias quem sabe....

Exposição "Feira da Reciclagem"

O Eco Sign foi convidado a participar na "Feira da Reciclagem", em Torres Vedras que se  vai realizar na última  semana de Novembro. Deste modo, teremos que decorar um stand que nos irá ser cedido assim com promover alguma actividade.
O Eco Sign revelar algumas das actividades que irá fazer. Vamos centrar-nos em brinquedos e instrumentos musicais para crianças. Dedicando por inteiro o stand ao espírito infantil.

Aqui ficam algumas fotos, dos preparativos.

(Deduzo que ninguém saiba para o que é que isto serve. Uns penduram enchidos, o Eco Sign pendura bolas de papel).




(Como já referi, vai ser um stand dedicado exclusivamente a crianças, mas a coordenadora do Eco Sign, Prof. Tânia César não resistiu a não brincar com os brinquedos, afinal de contas, estes têm que ser testados para que ninguém se magoe).




Aguardem por mais novidades deste projecto do Eco Sign!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ecologistas travam comboio com resíduos em França

Militantes ecologistas algemaram-se a carris em França e impediram durante três horas a passagem de um comboio com 123 toneladas de resíduos nucleares reprocessados para a Alemanha, obrigando à sua paragem, pouco depois de ter partido, sob forte segurança.
Os 14 vagões ficaram bloqueados algumas centenas de metros antes da estação de Caen, na Normandia, enquanto a polícia retirava os ativistas, que se prenderam à via férrea, tendo depois o comboio retomado a sua marcha.
A empresa estatal nuclear francesa Areva disse que o carregamento para um local de armazenagem na cidade de Goerleben, na Alemanha, a decorrer durante o fim de semana, estava a processar-se normalmente e que é o 11.º do género.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Projecto Reflorestação plantou 1500 Carvalhos na Serra da Estrela

Foram 1500 os carvalhos plantados por voluntários na Serra da Estrela, no final do mês de Outubro. O objectivo é ajudar a reflorestar as zonas ardidas pelo incêndio de 2005 no Vale Glaciar do Zêzere.
A acção – que vai decorreu nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, por iniciativa da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) – vai ainda incluir a recolha de sementes para produzir novas plantas em viveiro, para futuras plantações.

“Os trabalhos (de reflorestação) serão conduzidos por voluntários e as plantas, germinadas em viveiro, são provenientes de sementes recolhidas na área da Serra da Estrela”, explica a ASE em comunicado.

“Decorridas várias jornadas de reflorestação com espécies arbóreas de folhosas autóctones, importa agora reforçar alguns dos núcleos de regeneração que avaliámos como determinantes e estratégicos, garantindo a sua sustentabilidade e contribuindo para um mais rápido desenvolvimento da vegetação arbórea autóctone, visando a constituição de bosquetes de folhosas em altitude e a recuperação dos solos”.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Santuário da Arrábida

O Parque Natural da Arrábida tem locais sagrados... A Mata do Solitário é um deles. Ninguém lá pode entrar, só os cientistas. A vegetação mediterrânica que ali existe tem de ser preservada, porque é rara.

Em toda a área do parque existem mais de 1400 espécies. A fauna e flora marinhas fazem parte das riquezas do parque, que se distingue pela biodiversidade.

Em pleno Parque Natural da Arrábida funciona uma fábrica de cimento e uma pedreira, na zona do Outão.

Da pedreira da SECIL saem todos os dias cerca de 10 mil toneladas de calcário e marga.

Para compensar o impacto da extracção de pedra na Serra da Arrábida, a SECIL tem estado a fazer a reflorestação das encostas da serra.

De dia ou de noite,e de preferência a pé, o parque pode ser visitado por quem quiser conhecer as maravilhas da Arrábida. O verde da serra, as aves, como o peneireiro ou a águia de asa redonda.Também pode molhar os pés na praia do Portinho da Arrábida, ou apreciar as estrelas a partir da serra.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Exposição Amazónia Expedição


Em 1783 partiu de Lisboa uma expedição científica liderada por Alexandre Rodrigues Ferreira. A expedição, intitulada Viagem Filosófica ao Grão - Pará, teve como objectivo inventariar o património natural e etnográfico da Amazónia. Ao longo de quase uma década, a equipa liderada pelo naturalista percorreu os principais rios da bacia Amazónica redigindo memórias e criando um vasto registo visual das espécies, culturas e paisagens da região.

Dois séculos depois, a Viagem Filosófica surge como inspiração e ponto de partida para uma nova expedição que deu origem à Expedição Amazónia Exposição, agora patente ao público no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Entre 26 de Dezembro de 2009 e 9 de Janeiro de 2010, ilustradores, fotógrafos, designers, médicos, professores e jornalistas registaram de forma livre e espontânea, dia e noite, as suas impressões acerca da Amazónia, ora a bordo do barco-residência Dorinha, em percursos exploratórios em canoas, ora em caminhadas pela floresta, nas margens do Rio Solimões e do Rio Negro. Uma viagem com muitos riscos, até de lápis, levada a cabo pelo Grupo do Risco.

A mostra é composta por cadernos de campo realizados no terreno pelos ilustradores, reproduções de uma selecção de desenhos, fotografias captadas por três fotógrafos e o projecto multimédia Amazónia 2010, produzido a partir de textos, imagens e sons do local e que é apresentado em formato digital (vídeo) com animação 2D e 3D e banda sonora de João Lucas.

EXPEDIÇÃO AMAZÓNIA EXPOSIÇÃO estará patente ao público até 13 de Janeiro de 2011 e posteriormente disponível para itinerância.

A Árvore do Centenário


"A Árvore do Centenário" dispõe desde dia 8 de Março de um sítio na Web, acessível em http://arvore.centenariorepublica.pt e onde se encontra toda a informação relativamente a este projecto que tem por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a preservação do património florestal nacional. 
O projecto "A Árvore do Centenário" é desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território - Instituto Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - Autoridade Florestal Nacional.
O sítio agora criado, além de disponibilizar iconografia e informação histórica sobre o Dia da Árvore permite assinalar no mapa, com coordenadas de georeferenciação, todas as escolas e municípios que adiram ao projecto.

O Herbário da Universidade de Coimbra

No passado dia 30 de Outubro, o jornalista Edgar Canelas da Antena1 decidiu focar o seu tempo de Antena num dos muitos bens preciosos deste país. No Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra encontra-se o maior herbário português, com amostras desde "pequenas algas a grandes árvores" dispostas segundo os critérios de organização internaciolmente reconhecidas. Contam-se mais de 700.000 exemplares (uma colecção pequena portanto, que faz desta a 2º maior na Península Ibérica). Claro que nem toda a gente tem livre acesso a este herbário, apenas alguns especialistas e algumas escolas, o podem visitar e/ou consultar.

Para mais informações, a fonte foi:
 http://www.rtp.pt//icmblogs/rtp/osdiasdofuturo/?t=Entrevista-a-Aureliano-Neves.rtp&post=28374

"Biodiversidade um Valor com Futuro"


No Ano internacional da Biodiversidade, o grupo Portucel Soporcel vai organizar no dia 5 de Novembro no Hotel Ritz, em Lisboa, um seminário sobre o tema, "Biodiversidade, um valor com futuro, focalizando-se no impacto das industrias de base Florestal no ambiente (impacto positivo, claro!!) e o deste na sociedade civil .
Desta forma, com a presença de vário oradores ligados a estas áreas e ONG's, espera-se um grande seminário. Talvez haja a possibilidade do alunos do curso técnicos de recursos florestais e ambientais irem assistir, visto é está directamente relacionado com o curso deles e é de todo o interesse deles, no entanto, se forem só os do Eco Sign já não era mau!!!

"Porque a conservação da Biodiversidade depende de cada um de nós, nas várias facetas das nossas vidas"
  Portucel Soporcel

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Um Bosque Perto de Si" - Round 2?


O Clube Eco Sign, juntamente com os alunos do 2º ano do curso Técnicos Florestais e Ambientais poderão continuar o projecto "Um Bosque Perto de Si" por mais um ano. Esta iniciativa criada pelo pavilhão do conhecimento - Ciência Viva - com a finalidade de criar a construção conjunta de um mapa dos ecossistemas florestais portugueses, poderá ter continuidade na EPAFBL.
Com a ausência da Prof. Margarida Feliciano, tivemos que arranjar orientadores competentes com a capacidade de orientar este projecto. As possíveis orientadoras do projecto, Prof. Catarina Brandão e Prof. Nélia Aires, juntamente com a coordenadora do Clube Eco Sign, Prof. Tânia César reunir-se-ão para "negociações". Enquanto nós, pobres coitados alunos, ficaremos ansiosamente à espera da resposta, e claro das visitas de campo!

Aviso: CUIDADO AO RECICLAR


(clique na imagem para ampliar)

Visita ao Jardim Zoológico de Lisboa

No passado dia 22 de Outubro, os alunos do 2º e 3º anos do curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural assim como alguns membros do Clube ECO SIGN, pois havia lugares livres no autocarro, visitaram o Jardim Zoológico de Lisboa. 
A visita teve como objectivo reconhecer a biodiversidade do reino animal, bem como algumas formas de educação ambiental. Para tal, o grupo foi acompanhado por um membro da equipa do Centro Pedagógico do Zoo. 

Este centro tem como intenção salientar a importância do zoológico de Lisboa na preservação, investigação e sensibilização do público em geral para a manutenção do nosso bem mais precioso – a NATUREZA.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Segundo a WWF Portugal tem 39º maior pegada ambiental

Portugal é o 39.º país com impactos ambientais mais elevados relativos ao consumo de recursos naturais, embora a pegada ecológica portuguesa tenha diminuído face a 2005, anunciou hoje a WWF.

"A pegada ecológica per capita de Portugal em 2007 posiciona o país em 39.º lugar", com 4,5 hectares, quando a pegada mundial é de 2,7 hectares, refere a organização de conservação da natureza, que divulgou hoje o seu relatório "Planeta Vivo 2010".
A biocapacidade, indicador relacionado com a capacidade regenerativa do planeta para satisfazer as necessidades da humanidade, é em Portugal de 1,3 hectares por pessoa (ocupa o 85.º lugar entre 124 países) quando em 2005 era de 1,2 hectares.
Assim, "Portugal está em défice ecológico, pois a pegada ecológica, de 4,47 hectares por pessoa, excede o valor da biocapacidade, de 1,3 hectares por pessoa", segundo a WWF.
"A pegada portuguesa diminuiu em relação a 2005 devido fundamentalmente a reduções da produção a nível nacional, que se traduziram em menores emissões de dióxido de carbono, resultando numa menor pegada de carbono", explica a organização. 

sábado, 9 de outubro de 2010

Procuram-se Candidatos

(clique na imagem para ampliar)

Quinta do Juncal, um bosque perto de si

No Ano Internacional da Biodiversidade, os alunos do 1º ano do curso técnico de Recursos Florestais e Ambientais da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, apoiados pela professora de Química, Margarida Feliciano, aderiram ao projecto nacional de construção conjunta de um mapa dos ecossistemas florestais portugueses denominado “UM bosque perto de si”, integrado no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, tendo escolhido o bosque da Quinta do Juncal como seu anfitrião. A poucos quilómetros de Torres Vedras, na freguesia de Matacães encontra-se um pequeno bosque onde a história e a biodiversidade estão presentes. Conta-se que sua localização devido à grande abundância arbórea, foi o esconderijo de muitos portugueses durante as invasões francesas no início do século XIX.
Este bosque abraçado pelo rio Sangue cria uma atmosfera perfeita para o desenvolvimento saudável de muitas das espécies animais e vegetais, características em Portugal. Nele podemos contemplar alguns espécimes característicos da flora portuguesa, como o Carvalho Português (Quercus faginea), o Sobreiro (Quercus suber), o Pinheiro Bravo (Pinus pinaster), Espinheiros (Crataegus monogyna), Choupos (Populos nigra e alba), entre muitos outros arbustos e herbáceas.
Este bosque alberga muitos animais típicos da região e de outras partes do país, tais como o Pisco de Papo Ruivo (Erithacus rubecula), o Guarda Rios (Alcedo attis), Javalis (Sus scrofa), Toupeiras (Talpa europaea). Estes têm aqui o alimento, a água e o espaço necessário para poderem viver e reproduzir-se saudavelmente.
Devido à grande camada de matéria orgânica, é possível o aparecimento de vida fúngica como os cogumelos. Uns mais vulgares, outros mais raros, podemos encontrar aqui algumas dezenas de espécies de cogumelos, com formas, cheiros e cores diferentes, tais como, os Amanitas phaloides, os Macrolepiota proceraPhallus impudicus, entre muitos outros.
É neste ecossistema cheio de vida, que todos os seres têm o seu lugar e respeitam-no vivendo harmoniosamente. É lá que têm as suas funções e, o mais importante, é lá que têm as suas casas. Não é imperativo afastar este bosque das pegadas da civilização, mas sim respeitá-lo a si, e a todos os seres que nele habitam, de modo a que aquele pequeno ecossistema perdure durante muitos e longos anos.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pingo Doce Esgota os Oceanos de Janeiro a Janeiro


Como todos já sabem ou deveriam saber, o grupo Jerónimo Martins está em último lugar no ranking da Greenpeace para um consumo sustentável dos oceanos, este também tem ignorado todas as sugestões e medidas tomadas por esta mesma organização, e por isso, a Greenpeace decidiu actuar como seria de prever, sempre no seu leito pacifista, esta ONG pede a todos os consumidores do grupo Jerónimo Martins (Pingo Doce ou Feira Nova) que façam o obséquio de colocar na caixa destinada a sugestões, o seguinte folheto fornecido pela Greenpeace devidamente preenchido. Juntos faremos a diferença!!


Podem fazer download deste documento em:
 http://www.greenpeace.org/portugal/participa/pingo-doce-esgota-oceanos 
Juntos enxeremos as caixas de sugestões do Grupo Jerónimo Martins.