sexta-feira, 29 de outubro de 2010
"Um Bosque Perto de Si" - Round 2?
O Clube Eco Sign, juntamente com os alunos do 2º ano do curso Técnicos Florestais e Ambientais poderão continuar o projecto "Um Bosque Perto de Si" por mais um ano. Esta iniciativa criada pelo pavilhão do conhecimento - Ciência Viva - com a finalidade de criar a construção conjunta de um mapa dos ecossistemas florestais portugueses, poderá ter continuidade na EPAFBL.
Com a ausência da Prof. Margarida Feliciano, tivemos que arranjar orientadores competentes com a capacidade de orientar este projecto. As possíveis orientadoras do projecto, Prof. Catarina Brandão e Prof. Nélia Aires, juntamente com a coordenadora do Clube Eco Sign, Prof. Tânia César reunir-se-ão para "negociações". Enquanto nós, pobres coitados alunos, ficaremos ansiosamente à espera da resposta, e claro das visitas de campo!
Visita ao Jardim Zoológico de Lisboa
No passado dia 22 de Outubro, os alunos do 2º e 3º anos do curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural assim como alguns membros do Clube ECO SIGN, pois havia lugares livres no autocarro, visitaram o Jardim Zoológico de Lisboa.
A visita teve como objectivo reconhecer a biodiversidade do reino animal, bem como algumas formas de educação ambiental. Para tal, o grupo foi acompanhado por um membro da equipa do Centro Pedagógico do Zoo.

Este centro tem como intenção salientar a importância do zoológico de Lisboa na preservação, investigação e sensibilização do público em geral para a manutenção do nosso bem mais precioso – a NATUREZA.


Este centro tem como intenção salientar a importância do zoológico de Lisboa na preservação, investigação e sensibilização do público em geral para a manutenção do nosso bem mais precioso – a NATUREZA.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Segundo a WWF Portugal tem 39º maior pegada ambiental
Portugal é o 39.º país com impactos ambientais mais elevados relativos ao consumo de recursos naturais, embora a pegada ecológica portuguesa tenha diminuído face a 2005, anunciou hoje a WWF.
A biocapacidade, indicador relacionado com a capacidade regenerativa do planeta para satisfazer as necessidades da humanidade, é em Portugal de 1,3 hectares por pessoa (ocupa o 85.º lugar entre 124 países) quando em 2005 era de 1,2 hectares.
"A pegada ecológica per capita de Portugal em 2007 posiciona o país em 39.º lugar", com 4,5 hectares, quando a pegada mundial é de 2,7 hectares, refere a organização de conservação da natureza, que divulgou hoje o seu relatório "Planeta Vivo 2010".

Assim, "Portugal está em défice ecológico, pois a pegada ecológica, de 4,47 hectares por pessoa, excede o valor da biocapacidade, de 1,3 hectares por pessoa", segundo a WWF.
"A pegada portuguesa diminuiu em relação a 2005 devido fundamentalmente a reduções da produção a nível nacional, que se traduziram em menores emissões de dióxido de carbono, resultando numa menor pegada de carbono", explica a organização.
sábado, 9 de outubro de 2010
Quinta do Juncal, um bosque perto de si


Este bosque alberga muitos animais típicos da região e de outras partes do país, tais como o Pisco de Papo Ruivo (Erithacus rubecula), o Guarda Rios (Alcedo attis), Javalis (Sus scrofa), Toupeiras (Talpa europaea). Estes têm aqui o alimento, a água e o espaço necessário para poderem viver e reproduzir-se saudavelmente.

É neste ecossistema cheio de vida, que todos os seres têm o seu lugar e respeitam-no vivendo harmoniosamente. É lá que têm as suas funções e, o mais importante, é lá que têm as suas casas. Não é imperativo afastar este bosque das pegadas da civilização, mas sim respeitá-lo a si, e a todos os seres que nele habitam, de modo a que aquele pequeno ecossistema perdure durante muitos e longos anos.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Pingo Doce Esgota os Oceanos de Janeiro a Janeiro
Como todos já sabem ou deveriam saber, o grupo Jerónimo Martins está em último lugar no ranking da Greenpeace para um consumo sustentável dos oceanos, este também tem ignorado todas as sugestões e medidas tomadas por esta mesma organização, e por isso, a Greenpeace decidiu actuar como seria de prever, sempre no seu leito pacifista, esta ONG pede a todos os consumidores do grupo Jerónimo Martins (Pingo Doce ou Feira Nova) que façam o obséquio de colocar na caixa destinada a sugestões, o seguinte folheto fornecido pela Greenpeace devidamente preenchido. Juntos faremos a diferença!!
Podem fazer download deste documento em:
http://www.greenpeace.org/portugal/participa/pingo-doce-esgota-oceanos
Juntos enxeremos as caixas de sugestões do Grupo Jerónimo Martins.
Assinar:
Postagens (Atom)