quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Praxes Ecológicas

O ano lectivo passado (2009/2010), a Escola Superior de educação de Santarém ESES), decidiu converter-se ás causas ambientalistas. Os caloiros foram, portanto, obrigados a limpar jardins e outras partes da cidade de forma a tornar Santarém uma cidade mais limpa e a acabar com a má fama das praxes, dizem os responsáveis.
Quem quiser ver o vídeos destas praxes ecológicas pode assistir clicando aqui!

Alguém já ouviu falar de Eco-Condução??

Eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa e outros poluentes, contribuindo também para uma maior segurança rodoviária e um maior conforto dos ocupantes.

Aqui ficam 6 dicas para se tornar um Eco-Condutor:

1-Conduza por antecipação - possibilita maior tempo de reacção, evitando tantas travagens e acelerações
2-Conduza a baixas rotações - ao gerir a caixa de velocidades, opte por mudanças mais altas
3-Acelere e desacelere suavemente - evite acelerações e travagens bruscas
4-Evite situações ao ralenti - um veículo gasta cerca de 1 litro de combustível por hora ao ralenti
5-Nas descidas e travagens, mantenha uma mudança engrenada - retire o pé do acelerador, mantendo o carro engatado
6-Saiba analisar os seus consumos


(Para saber mais sobre Eco-Condução clique aqui)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fill Trip to Matacães!

No passado dia 10 de Dezembro, os alunos do 2º ano do curso Técnicos de Recursos Florestais e Ambientais, juntamente com os alunos e Eco-Sign, acompanhados pela professora Catarina Brandão, foram ao bosque de Matacães.
Desta vez ficaram apenas pela visita turística visto que foi a primeira vez que a prof Catarina foi ao bosque.
Mas é claro que os Alunos do 2ºF aproveitaram para recolher sementes para o viveiro!!
A Prof. Catarina gostou tanto do bosque que 6 dias depois da visita, vamos lá voltar, dia 16 deste mês, portanto. Fiquem com as fotos!!


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Portugal é uma das 40 maiores reservas ecológicas do mundo


Portugal reduziu, entre 2005 e 2007, o peso ambiental que representa para o mundo. A pegada ecológica de Portugal consta do relatório Planeta Vivo 2010, da maior organização ambientalista internacional, a World Wildlife Foundation. De acordo com os cálculos, cada habitante de Portugal consome quase quatro hectares e meio para obter aquilo que necessita.

Trinta e cinco baleias mortas em praia da Irlanda

Os biólogos acreditam que são, na maioria, fêmeas e crias e os ambientalistas suspeitam que equipamentos de radar da Marinha possam ter desorientado os animais, fazendo com que encalhassem.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Futuro da Água Depende do Uso Ecológico

Onze peritos em áreas que confluem na análise dos problemas do acesso à água foram convidados pela Fundação Gulbenkian a estabelecer cenários para 2050. Hoje, segunda-feira, tiveram a sua primeira reunião de trabalho em Lisboa e falaram do projecto numa sessão pública.

"Nunca deixaremos de ter água, porque esta é na maioria renovável", lembrou um dos membros do Think Tank Gulbenkian Sobre a Água e o Futuro da Humanidade. Mas Peter Gleick, presidente do Pacific Institute (Califórnia) advertiu logo: "Teremos, isso sim, grandes dificuldades nas reservas de água não-renovável". E estas são sobretudo constituídas pelos aquíferos subterrâneos, de recarga muito lenta e nos quais assenta uma parte significativa do consumo humano (Portugal incluído).
Gleick é de opinião de que em muitos pontos da Terra já foi atingido o limite de exploração. Segundo ele, em relação ao recurso água raras vezes tomamos em conta problemas como a salinização dos aquíferos ou a perda dos eco-sistemas.

"Chegamos a um ponto em que aquilo que retiramos de água como recurso acaba por prejudicar-nos mais ecologicamente do que nos favorece"

O coordenador deste grupo de reflexão considera que "as crises da água resultam mais de uma governância inadequada do que da escassez". Para Luís Veiga da Cunha, que há décadas se dedica ao estudo deste recurso, "com a crise financeira varreu-se para debaixo do tapete as outras componentes que interagem com essa crise". Entre outras, as vertentes sociais e ambientais . Sobre o recurso água, admitiu que no futuro a tendência será para "um agravamento global da situação".

sábado, 4 de dezembro de 2010

Quercus promove desfile de porcos contra as descargas na Ribeira dos Milagres em Leiria



Fartos de esperar por uma solução, os ambientalistas da Quercus organizam um desfile de porcos, amanhã, junto à Ponte da Ribeira dos Milagres, em Leiria. Entre os suínos, a Quercus vai levar um pintado de cor-de-rosa em forma de mealheiro. Pedro Carteiro, da Quercus, defende que é preciso dizer basta e responsabilizar os culpados, incluindo o governo, pela continuada descarga das suiniculturas na Ribeira dos Milagres.

Visita à Mata do Juncal agendada

A próxima visita à mata do Juncal já está agendada para 6ª Feira, dia 10. Desta vez o alunos dos 2º ano, do curso de técnicos de recursos Florestais e Ambientais vão com a professora de Ecologia e Operações Florestais, Catarina Brandão. No entanto, as novidades não acabam aqui. Desta vez, e pela primeira vez, os alunos do Eco Sign (TODOS)vão ao bosque.
(Fotografias só para a semana!)

Quercus divulga lista com as 25 espécies mais ameaçadas em Portugal

Nasa anuncia descoberta de bactéria capaz de viver do arsénico



A NASA fez um anúncio científico que considera revolucionário sobre a possibilidade de uma nova forma de vida. Foi descoberta, na Califórnia, uma bactéria capaz de se desenvolver a partir do arsénio, um poderoso veneno natural. O organismo utiliza o arsénio para substituir o fósforo, um dos seis elementos químicos fundamentais para a vida. O anuncio foi feito na revista Science e hoje confirmado pela NASA. A descoberta abre novos caminhos para a busca de novas formas de vida, tanto no planeta Terra, como fora do planeta.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

E Tu? Já És Membro do Freecycle?

Para quem não sabe o Freecycle é um projecto mundial, no qual existem muitos micro-grupos em Portugal.
Este é um grupo para todas as pessoas que queiram reutilizar ou contribuir para isso, seja com uma cadeira, uma mesa, um candeeiro, ou o que quer que seja. Através de uma conta no yahoo, pode-se encontrar de tudo e dar tudo o que queiramos. Apenas tem uma regra ... tudo tem que ser grátis! Não há qualquer tipo de pagamento e creio que devoluções também não!
Esta organização, sem fins lucrativos, é meramente um grupo de pessoas (muitas) que querem manter os seus bens fora das lixeiras e aterros!

Portanto, se ainda não é um membro do Freecycle, clique aqui, e registe-se.

É pouco provável conseguir limitar aquecimento global a 2ºC




Foi considerado o maior passo da conferência climática de Copenhaga: há um ano, os líderes mundiais acordaram haver evidências científicas suficientes para acreditar que o aquecimento global em curso deve ser limitado a 2ºC até ao final do século. As medidas de mitigação continuaram, ainda assim, a ser opcionais. Ontem a COP16 arrancou em Cancun com a certeza de que no final do encontro, a 10 de Dezembro, não haverá um novo acordo mundial para combater as alterações climáticas. Num artigo publicado online pela Real Sociedade Britânica, especialistas sublinham que o tecto dos dois graus é cada vez mais impossível. 
(The end is comming! It's the apocalypse, dude!)